Espírito A palavra
‘espírito’ no A.T. é, com duas exceções, uma tradução do termo hebraico ruach, que também tem a sua significação literal de ‘vento’ (Gn 8.1, etc.), sendo em muitas passagens traduzido por ‘sopro’, com aplicação ao ar respirado (Jó 17.1 - is 2.22) e à frase ‘fôlego de vida’ (Gn 6.17 - 7.15 - cp com Sl 104.29, e Ez 37.8). Deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do princípio vital, o principio da vida animal (anima, pspché), quer se trate de homens ou de animais (‘fôlego’, Ec 3.19) - de homens (Gn 45.27 - Nm 16.22 - Jó 10.12 - Sl 104.29 - Ec 12.l - is 38.16 - 57.16). Noutras passagens refere-se ao princípio espiritual ou à alma racional (animus, pneuma). Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções - ele é altivo (Pv 16.18), atribulado (1 Sm 1.15), humilde (Pv 16.19) - tornam-se nele subjetivas as graças divinas (Sl 51.10 - Ez 11.19 - 36.26). No N.T., o espirito (pneu ma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pôr-se em comunhão com Deus, distingue-s
Ou "1) A parte não-material, racional e inteligente do ser humano (Gn 45.27; Rm 8.16). 2) A essência da natureza divina (Jo 4.24). 3) Ser não-material maligno que prejudica as pessoas (Mt 12.45). 4) Ser não-material bondoso que ajuda as pessoas (Hb 1.14; v. ANJO). 5) Princípio que norteia as pessoas (2Co 4.13; Ef 1.17). 6) ESPÍRITO SANTO (Gl 3.5)."
O espírito santo {paracleto}
o Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é, nas Sagradas Escrituras, denominado ‘o Espirito’, ‘o Santo Espírito’, ‘o Espírito de Deus’, ‘o Espirito do Filho de Deus’, e o ‘Consolador’. Na criação o Espírito pairava por sobre as águas (Gn 1.2 - Jó 26.13) - foi dado a certos homens para realizarem a sua obra: Bezalel (Êx 31.2,3), Josué (Nm 27.18), Gideão (Jz 6.34), Jefté (Jz 11.29), Saul (1 Sm 11.6), Davi (1 Sm 16.13) - foi especialmente manifesto nos profetas (Ez 11.5 - Zc 7.12), foi dado para luz dos homens (Pv 1.23), prometido ao Messias (is 11.2 - 42.1), e a ‘toda a carne’ (Jl 2.28). No N.T. o Espirito Santo se manifesta no batismo de Jesus (Mt 3.16 - Mc 1.10), e na tentação (Mt 4.1 - Mc 1.12 - Lc 4.1) - imediatamente depois da tentação (Lc 4.14) - e na ocasião em que Jesus, falando em Nazaré, recorda a promessa messiânica de is 61.12 - (cp. com 42.1 a 4). Do mesmo modo fala o Santo Espírito ao velho Simeão dirigindo-o nos seus passos e pensamentos (Lc 2.25 a 27). o dom do Espírito Santo